A origem:
A Legião de espíritos chamados "Preto-Velhos" foi formada no Brasil, devido a comercialização de escravos arrebanhados da África.Estes negros aos poucos conseguiram envelhecer e constituir mesmo de maneira precária uma união representativa da língua, culto aos Orixás e aos antepassados e tornaram-se um elemento de referência para os mais novos, refletindo os velhos costumes da Mãe África.
Eles conseguiram preservar e até modificar, no sincretismo, sua cultura e sua religião. Idosos mesmo, poucos vieram, já que os escravagistas preferiam os jovens e fortes, tanto para resistirem à viagem, ao trabalho e todo o resto que estava por vir.
Porém, foi com essa minoria que pode ensinar e repassar a doutrina no qual os incipientes puderam ler e aprender a ciência e sabedoria milenar de seus ancestrais, tais como o conhecimento e emprego de ervas, plantas, raízes, enfim, tudo aquilo que nos dá graciosamente a mãe natureza.
Mesmo contando com a religião, suas cerimônias, cânticos, esses moços logicamente não poderiam resistir à erosão que o grande mestre, o tempo, produz sobre todos nós.
Não podendo mais trabalhar duro de sol a sol, constituíram-se a nata da sociedade negra subjugada.0 gradualmente no plano espiritual.
Muitos ainda, usando seu linguajar característico, praticando os sagrados rituais do culto, utilizados desde tempos imemoriais, manifestaram-se em médiuns seja como a grande maioria na umbanda ou ainda em alguns centros kardecista.
Sendo tudo isso em prol da evolução espiritual.
Pretos Velhos na Umbanda:
Os espíritos que se apresentam nessa linha se manifestam com o corpo fluídico de negros trazido da África, para serem escravos no Brasil. Carregam em seus espíritos toda a luz, sabedoria e humildade que essa ultima vida terrena os proporcionou.Mas esses espíritos não tiveram apenas vida de escravos, e com todo o ciclo reencarnatório aprenderam que somente o amor constrói e une a todos, a matéria nos permite existir e vivenciar todo esse aprendizado e é por todas essas lições que os “PRETINHOS” são tão queridos dentro da Umbanda.
Vibram na linha das Almas (Almas Santas) ligada a vibração de Omolu e mensageiros de Oxalá. São mandingueiros poderosos, exímios benzedores e também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
. Dentro de qualquer casa de Umbanda tem um ditado que diz: Mandinga de Preto Velho só Preto Velho desmancha.
Esses guias de luz elevada seguem a doutrina do Tríplice Caminho:
Alegria e Pureza + Fortaleza +Sabedoria e Humildade.
Quando em terra as suas giras são carregadas de uma energia e uma força que só quem presencia sabe com é. Eles trabalham trazendo esperança e quietude, fazendo de tudo para confortar e tirar as dores (físicas, espirituais e mentais) de quem a eles recorrem. E é com essa humildade, e imensa sabedoria, que nos auxiliam nesta busca de respostas, com conselhos e vibrações de amor incondicional.
Cada uma tem sua maneira de benzer os seus consultantes, alguns utilizam apenas agua mineral, que eles mesmos fluidificam antes de começar, outros usam fusão de ervas com cachaça ou vinho. Nunca dispensam Suas ervas, principalmente a arruda para benzer e livras os “Fios” dos males.
Na Umbanda os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário